Solenidade de nosso Senhor Jesus Cristo
Sumo e Eterno Sacerdote.
Todos nós, porém, com o rosto descoberto, contemplamos e refletimos a glória do Senhor e assim somos transformados à sua imagem, pelo seu Espírito, com uma glória cada vez maior. Não desanimamos no exercício deste ministério que recebemos da misericórdia divina. (2 Cor 3,18-4,1)
Oito dias depois de celebrarmos a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, o Corpus Christi, mais uma vez voltamos nossos olhares ao mistério que se revela no altar. Se, há uma semana, contemplávamos a vítima oferecida ao Pai, hoje contemplamos o sacerdote que a oferece.
“Ao entrar no mundo Cristo afirma: não quiseste vítimas e oferendas, mas me deste um corpo, por isso eu disse: eis-me aqui para fazer a vossa vontade” (Hb 10, 5.7). Com essas palavras o Verbo Encarnado apresenta se ao Pai como sacerdote e vítima ao mesmo tempo, oferecendo-se a si mesmo. Na Cruz realiza-se plenamente este sacrifício e com suas palavras “Pai, em vossas mãos entrego meu espírito” (Lc 23,46), plenifica o seu sacerdócio.
Celebramos hoje esse mistério que se estende no decorrer do tempo sendo renovado diariamente em nossos altares. O mesmo sacrifício é todos os dias atualizado, de modo incruento, pelas mãos dos sacerdotes, homens que in persona Christi, tornam presente o sacrifício redentor do Calvário.
Nós, Oblatos de Cristo Sacerdote, oferecemos nossas vidas para que aqueles que o Senhor escolheu para serem os dispensadores dos seus Mistérios, permaneçam sempre fiéis ao ministério que receberam (Oração pelos bispos e sacerdotes), refletindo a imagem do próprio Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote.
Exortados pelo apóstolo Paulo, “não desanimemos deste ministério que recebemos da misericórdia divina”, e ofertemos nossas vidas pelos sacerdotes e bispos, “sem nos afastarmos da cruz santificante do Redentor” (12ª Estação da Via Sacra), até o dia em que contemplaremos face a face o nosso Sumo e Eterno Sacerdote.
Que Jesus Cristo Sacerdote faça resplandecer a sua Face sobre nós. E permaneça sempre conosco!
São Paulo, 15 de junho de 2023, a.m.D.g.
Pe. Samuel José de Carvalho, OCS

|